MENU FECHAR

Vasco Gil Calado, antropólogo e investigador, é o novo autor da Lua Eléctrica.

Vasco Gil Calado é antropólogo e investigador no Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), trabalhando na área dos comportamentos aditivos desde 2001. Doutorado em Antropologia e pós-graduado em Sociologia da Saúde e em Ciências Sociais. É autor e coautor de diversos relatórios técnicos e dossiers temáticos. Esta será, para já, a sua obra de maior fôlego.


A obra “Drogas em combate. A Guerra Colonial”, em fase de edição, é o resultado de uma profunda investigação para Doutoramento em Antropologia, aprovada com distinção por unanimidade.
Cruzando fontes históricas e depoimentos de ex-militares portugueses envolvidos na Guerra Colonial Portuguesa, Vasco Gil Calado, investigador na área dos Comportamentos Aditivos desde 2001, consegue uma síntese perfeita entre rigor científico e capacidade de comunicação para o grande público.


Trata-se de um tema inédito, difícil de abordar, marcado por silêncios incómodos mas tratado nesta obra sem generalizações gratuitas, sem julgamentos morais e num tom profundamente humano.
Este será um livro pioneiro e profundamente original, que a partir do tema do consumo de substâncias psicoativas, a cannabis e o álcool, no contexto da Guerra Colonial Portuguesa, encerra em si uma profunda homenagem aos militares portugueses que se viram envolvidos no conflito. Uma Homenagem à sua dor e à sua solidão, mas principalmente à sua coragem e ao seu apego à vida.


Através da matéria viva da história, as pessoas, embarcamos numa viagem ao inferno da guerra, da agonia dos seus infinitos momentos de espera e de vazio às tensões do combate.
Pelo caminho, atravessamos também os sinais evidentes de uma contracultura portuguesa que anunciava o desejo de paz, liberdade e esperança.


O lançamento da obra não tem por enquanto uma data definida, devido ao difícil contexto que atravessamos, mas o trabalho de edição da obra encontra-se em fase adiantada, pelo que poderemos esperar notícias em breve.

Share your thoughts